Tags

, , ,

Statistical Package for the Social Sciences, ou SPSS como é mais conhecido, vai desaparecer. Desde a sua primeira versão, em 1968, o SPSS tornou-se amplamente usado no mundo académico. Ao vasto conjunto de análises estatísticas que incorpora associou uma interface de utilização simples e amigável com a capacidade de analisar grandes quantidades de dados.

Norman H. Nie foi um visionário e marcou o rumo do SPSS até 2008. Em 2009 o SPSS foi vendido à IBM por 1.2 biliões de dólares. E esse foi, na minha opinião, o princípio do fim do SPSS.

Vários programas de análise estatística tem tentado destronar o SPSS. Os neófitos do R formam uma verdadeira comunidade de utilizadores dedicados e entusiastas, contudo,  os requisitos ao nível dos conhecimentos necessários para a sua utilização desencorajam muitas pessoas de o usar.

jasp

O motivo pelo qual antevejo que em 2020 apenas os mais distraídos irão usar o SPSS é muito simples: JASP é gratuito. If JASP doesn’t became the most widely used statistics software by 2020, I believe, Just Another Statistics Program will.