Etiquetas
JASP, R, SPSS, Statistics
O Statistical Package for the Social Sciences, ou SPSS como é mais conhecido, vai desaparecer. Desde a sua primeira versão, em 1968, o SPSS tornou-se amplamente usado no mundo académico. Ao vasto conjunto de análises estatísticas que incorpora associou uma interface de utilização simples e amigável com a capacidade de analisar grandes quantidades de dados.
Norman H. Nie foi um visionário e marcou o rumo do SPSS até 2008. Em 2009 o SPSS foi vendido à IBM por 1.2 biliões de dólares. E esse foi, na minha opinião, o princípio do fim do SPSS.
Vários programas de análise estatística tem tentado destronar o SPSS. Os neófitos do R formam uma verdadeira comunidade de utilizadores dedicados e entusiastas, contudo, os requisitos ao nível dos conhecimentos necessários para a sua utilização desencorajam muitas pessoas de o usar.
O motivo pelo qual antevejo que em 2020 apenas os mais distraídos irão usar o SPSS é muito simples: JASP é gratuito. If JASP doesn’t became the most widely used statistics software by 2020, I believe, Just Another Statistics Program will.
O título não condiz com o texto.
Estará influenciado pela imprensa que lê?
O SPSS vai na versão 25 e continua ano após
ano a melhorar nas suas performances.
Continua a deter a quota de mercado mais
elevada na academia.
GostarGostar
O título expressa uma opinião, que apenas vincula o autor da mesma, que é desenvolvida no post.
GostarGostar
Já agora, quanto às varias versões a 15 foi, na minha opinião, a melhor. A 16 como se sabe sofreu com o desastre do windows vista, a 17 ficou melhor, a 18 já funcionava e a 19 tinha um bug que alterava a base de dados quando se fazia copy paste… É verdade que tem procurado incorporar novas funcionalidades, no entanto, quase toda a gente continua fazer gráficos com outro tipo de software.
GostarGostar
Pingback: É mais fácil usar JASP ou SPSS? | Pedro M Teixeira